SUMMIT BRASIL-CANADÁ 2024

Transformando o Futuro do Ambiente de Trabalho

Confira as fotos do evento

A 3ª edição do Fórum de Diversidade, Equidade e Inclusão da Câmara de Comércio Brasil-Canadá (CCBC) será o ponto de encontro de líderes empresariais, gestores de recursos humanos, CEOs, donos de empresas e personalidades políticas comprometidos em promover a inclusão e a equidade nos ambientes corporativos.


Este evento é uma oportunidade única para se conectar com especialistas e líderes de pensamento que estão na vanguarda das práticas de DEI (Diversidade, Equidade e Inclusão).

Conheça o valor da associação da CCBC

10 de outubro de 2024

Auditório CCBC

8h00 às 13h00

Rua do Rocio, 220 - 5° andar - Vila Olímpia, São Paulo - SP

8h00 – 8h30 – Credenciamento

08h30 – 09h00 – Abertura

9h00 – 9h20 - Agenda de Diversidade, Equidade e Inclusão no ambiente corporativo

9h20 – 10h20 – Painel I: Liderança Feminina: Ampliando a Diversidade

10h20 – 10h30 – Perguntas & Respostas

10h30 – 11h00 – Intervalo

11h00 – 11h20– Diversity Supply Chain

11h20 – 12h20 – Painel II: Inclusão Transformadora: Desafios e Oportunidades no Ambiente de Trabalho Moderno

12h20 – 12h30 – Perguntas & Respostas

12h30 – 12h40 – Encerramento

12h40 – 13h30 – Light lunch e Networking

Painel I

Liderança Feminina - Ampliando a Diversidade

Este painel aborda a promoção da igualdade de gênero em cargos de liderança, com ênfase na inclusão de mulheres de diferentes origens e identidades. Discutiremos como a inclusão de mulheres pretas, indígenas, LGBTQI+, com deficiência, de diferentes faixas etárias e de variadas origens sociais e econômicas pode fortalecer as decisões empresariais e promover práticas realmente inclusivas. Reconhecer a interseccionalidade é essencial para entender como as desigualdades afetam cada grupo de maneira única. Nossa meta é garantir que todas as mulheres, em sua diversidade, tenham espaço e segurança para liderar e influenciar decisões estratégicas, contribuindo para um mercado de trabalho mais justo e inovador.


Painel II

Inclusão Transformadora - Desafios e Oportunidades

no Ambiente de Trabalho Moderno

Neste painel, destacaremos histórias de empresas que, com sensibilidade e compromisso, têm promovido a Diversidade, Equidade e Inclusão (DEI) em seus ambientes de trabalho. A inclusão de pessoas no espectro autista, com outras condições mentais, e a diversidade geracional é fundamental para criar um ambiente mais acolhedor e dinâmico. Essas empresas têm implementado práticas que respeitam e valorizam as diferenças, como treinamentos de sensibilização, políticas de recrutamento inclusivo e adaptações no ambiente de trabalho. Tais iniciativas não só tornam o ambiente mais justo, mas também fortalecem a colaboração e a inovação dentro das equipes. Especialistas convidados compartilharão suas experiências e abordagens bem-sucedidas, mostrando como a inclusão pode ser uma força transformadora no ambiente de trabalho.

CONHEÇA NOSSAS PANELISTAS

RONALDO RAMOS é Presidente da Câmara de Comércio Brasil-Canadá e CEO da CEOLab, possui ampla experiência nas indústrias de alumínio e mineração no Brasil e Canadá, incluindo 11 anos como Country Head da Rio Tinto Brazil. É fundador do CEOlab e mentor de CEOs desde 2013, além de conselheiro de administração da Santa Helena e Terra Nuts. Graduado em Engenharia de Produção pela USP e com pós-graduação em fusões e aquisições, finanças e gestão de empresas, é certificado pelo IBGC. Sua especialização abrange liderança, gestão de equipes multidisciplinares, estruturações societárias complexas e desenvolvimento de cultura organizacional, com atuação em joint-ventures nos setores de mineração, indústria química, infraestrutura e mobilidade.

CAROLINE CHARETTE é a Cônsul-Geral do Canadá em São Paulo. Bacharel em Direito Civil pela Universidade de Montreal, ingressou no Departamento de Assuntos Exteriores em 1998. Ocupou cargos importantes, como diretora do Secretariado do Acordo Econômico e Comercial Global entre o Canadá e a UE e diretora da Divisão de Rede Regional. Atuou no exterior como comissária comercial em Tóquio, gerente adjunta de comércio em Nova Deli, e ministra-conselheira em Paris. Antes de assumir seu cargo atual, foi embaixadora do Canadá na Hungria, Eslovênia e Bósnia e Herzegovina.

IRENE VIDA GALA é diplomata desde 1985, especialista nas relações Brasil-África e autora do livro "Política Externa como Ação Afirmativa". Serviu em postos na África, na ONU e no Consulado do Brasil em Roma. Foi Embaixadora do Brasil em Gana (2011-2017) e lançou o Projeto MONUEM para alunos da rede pública em São Paulo. Foi a primeira presidenta da Associação das Mulheres Diplomatas Brasileiras, defendendo a equidade de gênero no Itamaraty até julho de 2024.

ANA CUNHA tem 24 anos de experiência em Comunicação Empresarial, Desenvolvimento Social e Relacionamento Institucional/Governamental. Especialista em gestão de crises, engajamento de stakeholders e estratégias de comunicação. Desde 2013 na Kinross, é pioneira no desenvolvimento social e relações comunitárias em Paracatu e a primeira mulher a assumir diretoria na empresa, equilibrando funções cruciais de negócios e imagem pública. Fluente em inglês, possui vasta experiência em gestão de imprensa e relações governamentais.

VICKY NAPOLITANO é uma executiva transgênero e Líder Inovadora em Pessoas & Cultura na Pismo, onde desde 2020 traz uma perspectiva disruptiva para Recursos Humanos e Diversidade, Equidade e Inclusão (DEI). Como Gerente de Pertencimento e Cultura Organizacional, ela impulsiona inovações em uma empresa de tecnologia global. Além disso, é Consultora Estratégica na Vessy.com e fundou a Vicky Consulting Services, oferecendo soluções transformadoras em Pessoas e Cultura. Combinando sua experiência em RH com sua vivência pessoal, Vicky promove ambientes de trabalho inclusivos e revoluciona práticas de gestão de pessoas, resultando em culturas organizacionais mais autênticas e produtivas.

AVRIL ESPINOSA-MALPICA é Vice-cônsul e Comissária de Comércio no Consulado Geral do Canadá em São Paulo. Ela trabalha para avançar a Estratégia Internacional de Educação do Canadá e promover iniciativas comerciais inclusivas. Antes, ocupou cargos no Global Affairs Canada, incluindo Assessora da Divisão Sul-Americana, contribuindo para as relações comerciais entre o Canadá e o Brasil. Sua experiência inclui funções como Analista Sênior na CanExport, Funcionária Consular durante a COVID-19, e Comissária Comercial em várias organizações.

Além de sua carreira, Avril é apaixonada pela promoção da igualdade de gênero, atuando como Diretora Jovem da iniciativa Girls on Boards, Presidente de Política no Conselho de Administração dos Serviços para Mulheres Imigrantes de Ottawa, e Palestrante do TEDx. Ela possui um Bacharelado em Artes em Economia, Ciência Política e Francês pela Universidade da Colúmbia Britânica.

MALLORY YAWNGHWE é cofundadora e co-CEO da Indigenous Box, onde promove negócios indígenas e fortalece conexões entre comunidades indígenas e o setor corporativo canadense. Com bacharelado em Comércio pela MacEwan University, foi a primeira pessoa indígena no Canadá a obter a certificação S.C.M.P.


Respeitada nos círculos empresariais e comunitários, Mallory já consultou iniciativas importantes, incluindo projetos com a Indigenous Women in Community Leadership, Global Affairs Canada e o Governo de Alberta. Ela também assessora o Diretório de Artistas e Artesãos Indígenas e do Norte, conectando empresas canadenses a compradores globais.

LILIANE ROCHA é Fundadora e CEO da Gestão Kairós, consultoria de Sustentabilidade e Diversidade, com 20 anos de carreira executiva em grandes empresas. Conselheira no Instituto Tomie Ohtake e Pacto de Promoção da Equidade Racial, integra o Comitê de Diversidade da AMBEV e é docente na PUCPR.


Mestre em Políticas Públicas, possui MBA em Sustentabilidade pela FGV, além de especializações pela Fundação Dom Cabral e Cásper Líbero. Reconhecida como WOMEN TO WATCH 2024, ADWEEK 15 PIONEERS IN AD 2024, e LinkedIn Top Voice do ORGULHO 2023, entre outros prêmios de liderança e diversidade. Colunista da Época Negócios e VOGUE, e autora de “Como ser uma liderança inclusiva”. Criadora do termo "Diversitywashing", registrado em 2016.

RUTE RODRIGUES é Diretora de Operações na Specialisterne Brasil. Psicóloga, graduada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, especialista em Terapia Cognitivo- Comportamental e MBA em Gestão de Pessoas.


Atua há mais de 10 anos na área de inclusão profissional de pessoas autistas e também docente de cursos sobre autismo e neurodiversidade. 

PEDRO PITTELLA é Head of People & Culture da Sanofi Brasil, com 20 anos de experiência em operações de negócios e 18 anos em Recursos Humanos, tendo trabalhado em multinacionais como C&A, Citibank e Procter & Gamble. Com um forte background em Vendas e Trade Marketing, ele desenvolve estratégias de RH focadas no crescimento organizacional, atuando em áreas como desenvolvimento de liderança, gestão de talentos e diversidade. Formado em Engenharia de Produção pela UFRJ e com MBA pela FGV, viveu e trabalhou no Brasil, México e Porto Rico.

LUCIANO INÁCIO DE SOUZA é sócio atuante nas áreas de Compliance, Penal Econômico, Investigações e ESG no Cescon, Barrieu, Flesch & Barreto Advogados. Com ampla experiência em investigações internas, due diligence e implementação de programas de compliance, ele representa empresas em questões anticorrupção e lavagem de dinheiro. Reconhecido pela Chambers & Partners como especialista em Compliance, Luciano possui bacharelado em Direito pela Faculdade de Direito Milton Campos, pós-graduação em Negócios Internacionais pela Fundação Dom Cabral e participou da Academy of WTO Law and Policy em 2009. Ele também teve experiências significativas na Organização Mundial do Comércio (OMC) em Genebra, 2009, e Programa de Intercâmbio junto ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE), em Brasília, 2000. Além de atuar como consultor em Direito da Concorrência na FTC em Washington.

PASCALE THIVIERGE é Cônsul e Chefe da área Política e Diplomacia Pública no Consulado Geral do Canadá em São Paulo. Natural de Montreal, Québec, possui mais de 25 anos de experiência internacional em divulgação e gestão de projetos com o Governo do Canadá, tendo trabalhado no Haiti, Peru e Mali. Ela viveu na África e no México e tem laços com o Brasil desde 1991. Pascale possui uma licenciatura em biologia ambiental e agricultura, além de um mestrado em geografia humana. É uma transition coach certificada e facilitadora, e trabalhou como especialista de aprendizagem no Canadian Foreign Service Institute. Mãe solteira de uma menina de 10 anos, PASCAL é fluente em francês, inglês, português e espanhol.

ANOUK BERGERON-LALIBERTÉ é Cônsul e Chefe do Setor Comercial do Canadá em São Paulo desde agosto de 2022. Anteriormente, foi Conselheira na Embaixada do Canadá no Peru (2019-2022) e atuou como Cônsul Comercial no Rio de Janeiro e em São Paulo entre 2010 e 2019. Com 5 anos de experiência no Escritório Regional de Global Affairs Canada em Montreal, ela começou sua carreira no exterior na Embaixada do Canadá na Cidade do México em 2001. Anouk tem bacharelado em Administração de Empresas pela Laval University e mestrado em Gestão Internacional pela HEC Montreal.

ESTHER NUNES é Coordenadora da Comissão de DE&I e vice-presidente do Conselho Consultivo da Câmara de Comércio Brasil-Canadá. Advogada com 43 anos de experiência como sócia no Pinheiro Neto Advogados, foi Presidente da CCBC de 2013 a 2017. Desde 2016, é empreendedora e se dedica a projetos e eventos de Diversidade e Inclusão.

JASON NAUD entrou em exercício como diretor do Escritório do Québec em São Paulo em setembro de 2020. Ele acumula uma experiência de mais de 10 anos em gestão de projetos e em relações internacionais. Ao decorrer de sua carreira, aprofundou conhecimentos em planificação estratégica e em análise, além de ter trabalhado repetidas vezes.

MARIA JOSÉ TONELLI é psicóloga e Doutora em Psicologia Social. Professora Titular na FGV EAESP. Delegada brasileira no Women 20, grupo de engajamento da sociedade civil do G20.

Neste ano, nosso foco será a promoção da equidade de gênero em cargos de liderança e a criação de ambientes de trabalho mais inclusivos para pessoas neurodivergentes e diferentes gerações.


Com a participação de figuras de destaque do Brasil e do Canadá, vamos explorar como as empresas podem adaptar suas práticas para enfrentar os desafios do ambiente de trabalho moderno.

Salve as fotos do evento

CO-ORGANIZADOR

PATROCINADOR MASTER

APOIADORES

SOBRE A CÂMARA DE COMÉRCIO BRASIL-CANADÁ:

CCBC

Fundada em 1973, a Câmara de Comércio Brasil-Canadá (CCBC) é uma organização independente, mantida pelo setor privado e sem fins lucrativos. Sua missão é estreitar, facilitar e impulsionar as relações bilaterais entre pessoas, empresas e instituições dos setores público e privado de ambos os países.


Com um profundo conhecimento do mercado brasileiro e canadense, a Câmara apoia os negócios internacionais e cria possibilidades de intercâmbio em comércio, conhecimento e investimento.


Os associados têm acesso a uma ampla gama de serviços, como missões comerciais, apoio à participação em feiras e eventos, tanto locais quanto internacionais, participação em rodadas de negócios e a pesquisas e análises estatísticas on demand.


Além de uma infraestrutura robusta à disposição, as empresas associadas podem contar com todo o suporte necessário para facilitar e acelerar o seu processo de internacionalização.

CCBC
  • Siga-nos nas redes sociais:

FALE CONOSCO

FALE CONOSCO

BR | +55 11 4058-0400

ccbc@ccbc.org.br

ccbc@ccbc.org.br

BRASIL

Rua do Rócio, 220 - 12 andar - cj. 121

Vila Olímpia, São Paulo -SP - Brasil - 04552-000

BRASIL

Rua do Rócio, 220 - 12 andar - cj. 121

Vila Olímpia, São Paulo -SP - Brasil - 04552-000

CANADÁ

1010 Rue Sainte-Catherine Ouest, Suite 200

Montreal, QC H3B 5L1

CANADÁ

1010 Rue Sainte-Catherine Ouest, Suite 200

Montreal, QC H3B 5L1